sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dicas de como se vestir para cada ambiente de trabalho

Moda: Roupa para o Trabalho
Muitas leitoras têm me escrito pedindo dicas de roupas para usar no trabalho. Dizem que esse dilema tem sido um tormento. Afinal, a forma como você se veste, a maquiagem e os acessórios que usa fazem parte do seu marketing pessoal. Mesmo quem não trabalha em grandes empresas e empregos formais precisa tomar muito cuidado com o que vai vestir na hora de bater o ponto.



Precisamos ter em mente que nem sempre o que está na moda é o mais apropriado ao nosso ambiente de trabalho. A roupa para trabalhar deve se adequar a esse ambiente.

Eu sei que a maior parte de vocês quer ficar na moda, quer ser fashion e está se questionando se é possível ficar na moda sem parecer moderninha demais.

É importante lembrar que cada emprego ou ocasião pede um tipo de roupa. Quem trabalha num escritório de advocacia não pode ser moderno demais, né!? Afinal, esse tipo de ambiente pede roupas mais formais.

EMPREGOS FORMAIS

Um visual clean é a melhor opção.
Blazers, saias (na altura dos joelhos), calças clássicas do tipo alfaiataria, terninhos, tailleur, vestidos tubinho, cardigãs, coletes e camisas sociais são as roupas mais adequadas. Dê preferência a tons clássicos, como preto, cinza, bege, marinho e branco. Jeans, apenas se a empresa adotar o casual day, que geralmente são as sextas-feira.



Evite decotes provocantes e roupas justas. Não chame a atenção para seu corpo. Lembre-se, você está indo trabalhar!!! Deixe esse tipo de roupa, mais sexy, para o final de semana.



EMPREGOS INFORMAIS

Em ambientes informais você fica mais livre para escolher o que usar, mesmo assim é preciso tomar cuidado para não ficar simples demais, parecendo desleixada ou cair na vulgaridade. Também não é permitido nada curto, justo ou decotado demais.

Vestidos



A melhor maneira de usá-los é com a modelagem soltinha ou combiná-los com calça skinny ou meia-calça grossa. Os tubinhos são sempre chiques. Fendas e decotes, NEVER!!! Deixe para o fim de semana!

Saias

Quando for comprar saias, por exemplo, é importante tomar alguns cuidados. Sempre sente para ver o quanto a saia vai subir, o comprimento que ela ficará, principalmente as saias reta e lápis. Se ela subir demais, esqueça! Você não quer parecer que está indo para a night, né!?

Quem trabalha na rua deve optar por modelos evasês e godês, que dão mais liberdade de movimento.

Calças

Se você tem quadris largos, não use peças muito apertadas, que vão realçar seu ponto fraco (ou forte, dependendo do ponto de vista… rs). Calças claras também são um perigo! Uma solução é comprar um número maior e apertar o cós. As calças devem ser confortáveis e não abaixar muito atrás, para você não correr o risco de deixar o “cofrinho” aparecendo (isso é uóooo!). Então, evite cinturas muito baixas.



Blusas

Barriga de fora JAMAIS, a menos que você trabalhe na praia ou numa academia. Cuidado com a transparência e com a alça do sutien (ela nunca deve aparecer, nem de silicone, peloamordedeus!). Na dúvida, aposte nas camisas brancas, porque elas vão para qualquer lugar e combinam com qualquer ambiente. Além de ficarem ótimas com broches, lenços e camisetas de outra cor, para quebrar o look monocromático e sério.



Acessórios

Os grandes e barulhentos demais podem atrapalhar seus movimentos e irritar os colegas de trabalho, além de te deixar parecendo a Viúva Porcina (rs). Aposte em colares, lenços e cachecóis coloridos, que vão bem em todos os ambientes.



Com um pouco de criatividade conseguimos transformar uma roupa séria em mais moderninha. Ou seja, você pode transformar uma roupa que foi trabalhar numa roupa para ir ao um happy hour, pós trabalho, com apenas algumas mudanças:

Tirando o blazer e colocando uma blusa mais decotada por baixo. Essa blusa pode ter brilhos, como paetês e canutilhos. Uma blusa de renda também ficará um charme.

Mudando os acessórios, deixando os mais discretos de lado e abusando mais de colares e pulseiras grandes.

Trocando um sapato mais baixo por uma sandália bem alta e moderna.



Meu conselho é… esteja sempre preparada, afinal, um evento de última hora sempre pode acontecer. Tenha sempre em sua necessaire com um kit mínimo de sobrevivência, ou seja, maquiagem (corretivo, pó, blush, máscara para cílios e batom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário